Monday, January 2, 2023

Dezembro 2022 – R$ 254.196,55

 Olá!!

Vamos lá para o fechamento do último mês de 2022!

Financeiro

Não diferente do que nós vimos durante o ano, o mês de dezembro foi marcado por queda nos valores das empresas. Foi no meio dessa sangria que eu percebi que a Vivo estava com um desconto interessante em relação a minha alocação atual e resolvi aportar nela. Também aportei realizei um pequeno aporte em Klabin, que estou entrando aos poucos.

Pelo primeiro mês desde que tracei a meta de ter um salário mínimo em proventos eu não aportei em fundos imobiliários. Nos últimos meses fique um pouco descrente com as criptomoedas e quaaaase deixei o meu planejamento ir por água abaixo. Bem, como estamos em um período de queda, eu deveria comprar R$100 toda semana, mas devido o meu desanimo eu precisei juntar as moedas e fazer um único aporte de R$319,00 para salvar a estratégia.

Aporte:

Ações: R$ 2.231,90

FII: R$ 0

BitCoin: R$ 319,00

RF: 627,00

A distribuição final da carteira ficou conforme o gráfico abaixo. Uma das metas era aumentar a minha posição em renda fixa e investimento no exterior, mas eu cheguei a conclusão de que, quanto maio o patrimônio, mais difícil fica de balancear a carteira de investimentos. Todavia, eu consegui evoluir a minha posição no exterior e até as recentes quedas do SP&500 ela chegou a representar 15% da minha carteira. Estou um pouco longe dessa meta, mas agora em Janeiro eu vou repensar em uma forma de alinha as metas de investimento.

No ano passado eu escrevi aqui que “desde outubro de 2020 eu passei a focar mais em dividendos e menos em rentabilidade e, assim, alcançar uma das minhas metas nos investimentos que é ter uma renda média de um salário mínimo”. E pasmem, eu quase atingi essa meta em 2022!! No ano de 2022 eu recebi uma média de R$ 1.183,19 mensais, quase os R$1.212,00 (agora R$ 1.302,00), totalizando R$ 14.198,29. Fora nove meses recebendo proventos acima de R$1.000,00. E para encerrar o ano eu recebi R$ 1.955,42 esse mês. Eu estou muito feliz com esse resultado!










Trabalho

Mês de dezembro é marcado pelas sessões de feedback junto a liderança. Fazendo uma breve análise do meu ano de 2022 no trabalho eu posso concluir que tive um bom ano, mas que eu posso facilmente apresentar muito mais resultado se eu me desenvolver. Atualmente estou de folga, graças aos dias que de plantão que fazemos durante o ano e são revertidos em folga. Retorno na segunda semana de janeiro. Até lá é coçar e ler!

Social

O lado social em dezembro está muito bom. Tive vário encontros com amigos e fizemos várias festas, ainda no clima de copa. O bônus é que estou na minha cidade e já revi amigos e familiares.

É isso pessoal! Desejo a todos um feliz 2023.

Grande abraço!

No comments:

Post a Comment