Sunday, January 2, 2022

Dezembro 2021 - R$ 206.210,51 – Quase lá!!

Saudações Blogosfera!!

Vamos lá para o fechamento do ultimo mês de 2021!

Financeiro

Final de ano foi emocionante para aqueles que gostam de acompanhar cotação. Os fundos imobiliários, principalmente, subiram de forma relevante. Bem, essas movimentações elevaram o meu patrimônio, mas a cereja do bolo foram os proventos.

Iniciando pelos aportes, em dezembro eu aportei R$5131,91, dividido principalmente entre FII’s e ações. Entrei mais uma vez na subscrição do IRDM11, que é um fundo que tem uma estratégia que gosto muito. Como eu já havia entrado nas subscrições anteriores e o fundo ganhou uma posição relevante na minha carteira, dessa vez eu não participei das sobras. O IRDM11 é o 4º mais relevante da minha carteira e corresponde a 4,49% do meu patrimônio total. O restante do aporte foi dividido entre outros fundos para manter o balanceamento da carteira. O aporte em ações foi pequeno e dividido em duas ações. O aporte em Bitcoin faz parte da minha estratégia de entrada nesse mercado, que se resume a fazer pequenos aportes mensais e medir a minha febre com relação a volatilidade.

Aporte:

Ações: R$ 906,97

FII: R$ 4024,95

BitCoin: R$ 200,00

Eu estou priorizando os fundos imobiliários devido a renda que eles me proporcionam e porque estamos com uma ótima janela de compras aberta. Somado aos REITS, hoje 49% do meu patrimônio está alocado em imóveis. A renda fixa é essencialmente tesouro direto e farei um aporte de aproximadamente dez mil reais no início do ano para repor uma grana que tirei da minha reserva para mobilizar a minha casa.

A gora vem a cereja do bolo, o meu melhor presente de natal: os proventos! Quando o meu patrimônio chegou aos 100k eu realizei que era mais importante ter uma renda estável do que alguns zeros no patrimônio. Então, desde outubro de 2020 eu passei a focar mais em dividendos e menos em rentabilidade e, assim, alcançar uma das minha meta nos investimento que é ter uma renda média de um salário mínimo (para poder mandar o governo para a ~!@#%*$#). E o motivo da minha alegria é que pela primeira vez os meus proventos foram superiores a mil reais. Vejam que gráfico lindo!!!


O bônus desse mês é a minha posição internacional. Depois vou falar mais sobre, mas quero deixar registrado que estou com 10% do meu patrimônio em dólar e a meta para 2022 é chegar a 15%.

Trabalho

O trabalho está ótimo. Fiquei de plantão no final de ano e estou aqui, exausto. O bom é que esses dias serão recompensados depois pela empresa e passarei alguns dias com a família e amigos no carnaval. Estou com muitas demandas, mas nada que vá me enlouquecer.

Social

Ainda estou com aquele problema de morador novo da cidade. As amizades estão chegando devagar, aqui a cultura é muito diferente e embora eu seja uma pessoa muito “fluida”, acho que será um pouco demorado dar um Match com uma galera massa. Até lá eu vou fazendo minha parte e aceitando toda a hospitalidade e convites que venho recebendo. (É impressionante como ficamos mais restritos com a idade. Eu vou ser um velho muito chato! Hehehehe)

É isso pessoal! Desejo a todos um feliz 2022.

Há braços,

1 comment:

  1. Aos poucos vc se enturma com o pessoal da nova cidade.
    Um ótimo 2022 e bons investimentos!!

    ReplyDelete